Sala do Empreendedor foi inaugurada nesta sexta-feira

O serviço tem como objetivo prestar apoio aos Microempreendedores Individuais (MEIs), Médias Empresas e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Um marco para o desenvolvimento de Cachoeirinha. Assim pode-se definir o dia 22 de julho de 2022. A Prefeitura, em parceria com o Sebrae, realizou a inauguração da Sala do Empreendedor nesta sexta-feira na recepção do Paço Municipal.

O serviço irá agilizar processos e orientará os empresários que atuam na cidade A Sala do Empreendedor é destinada para pessoas que querem empreender ou que já possuem um pequeno negócio. O espaço tem o intuito de centralizar os órgãos de fiscalização, com orientações sobre alvarás de funcionamento, vigilância sanitária e corpo de bombeiros, além de instruir os cidadãos sobre a abertura de MEI (Microempreendedor Individual), declaração anual, regularização de débitos, abertura de novas empresas, alteração e baixa de endereços. Fora todos estes serviços, a Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico, informou que já está mapeando os bancos que ofertarão microcréditos aos empreendedores. A população empreendedora também terá orientação jurídica e um espaço de coworking que será disponibilizado mediante agendamento.


“A importância da OAB enquanto instituição de estar como parceiros da Sala do Empreendedor é enorme, pois sabemos da burocracia que é para o empreendedor conseguir colocar em prática o seu negócio. Estarmos presentes aqui é uma forma de nos unificar com todos os poderes, criarmos essa parceria e melhorar a forma de trabalho de todos”, destaca Flávia Casotti, presidente da OAB Subseção Cachoeirinha.


O prefeito Cristian Wasem, falou sobre a importância da Sala do Empreendedor para a população: “a prefeitura é a casa da população. Nossos empreendedores e empresários precisam de organização, dessa desburocratização, dessa facilidade de trabalho e com isso vem a motivação, o empreendedorismo, o crescimento e acontece as coisas na cidade. Um elemento muito importante da nossa gestão, é que nos colocamos no lugar do outro, nós sentimentos o que o outro sente e queremos resolver o problema. Estamos em união com o povo, atuando fortemente para melhorar a qualidade de vida das pessoas que escolheram viver aqui em Cachoeirinha”, destacou o prefeito Cristian Wasem.


Já a secretária de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sueme Pompeo de Mattos, comemorou a inauguração da Sala do Empreendedor: “um projeto construído e pensado a muito tempo e que finalmente hoje, com o prefeito Cristian, estamos tendo a honra de inaugurar a Sala do Empreendedor que será uma unificação de serviços, para simplificar a vida dos empreendedores de Cachoeirinha. Além disso, teremos um projeto voltado para a capacitação dos nossos empreendedores e servidores, através da parceria com o Sebrae e entidades do município”.


Em 2020, a Prefeitura, através da Secretaria de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMSTDE) assinou um contrato com o SEBRAE para auxiliar no desenvolvimento de programas e estratégias para implementação de projetos para o município. Com a atual gestão, em três meses, os processos foram iniciados e a sala do empreendedor foi entregue antes do final do mês de julho.

“Acompanhamos desde o início, desde 2016, a gente vem fazendo um trabalho junto ao executivo para que isso saísse realmente do papel, pois é de extrema importância. Nós da Associação Comercial de Cachoeirinha (ACC), representamos mais de 500 CNPJs que se sentiam soltos e sem esse acolhimento. Durante a pandemia tivemos muitos empreendedores informais e agora com a desburocratização da Sala do Empreendedor, será um espaço fundamental para contribuir positivamente. Todos ganham, sociedade e comunidade”, comentou Marizete Valim, presidente da ACC.

Com a estrutura completa, a Sala do Empreendedor de Cachoeirinha já estará apta para participar do processo de certificação da FNQ (ver a sigla), que está acontecendo desde o dia 15 e vai até o dia 29 de julho. No total no Rio Grande do Sul, 160 municípios no estado possuem o espaço voltado aos contribuintes, aproximando o Poder Público dos empreendedores, que são a principal potência em geração de emprego e renda no Brasil.


De acordo com a Tangriane Foreste, gestora do Sebrae, o foco da Sala do Empreendedor é facilitar o dia do empreendedor: “a Sala do Empreendedor tem o intuito de facilitar o dia a dia do empresário da cidade. A característica principal é tratar com facilidade todo o trâmite de registro e da abertura da empresa do empresário. O primeiro local que a pessoa precisa ir quando quiser abrir uma empresa é na Sala do Empreendedor, pois aqui poderá tirar todas as dúvidas. O Sebrae seguirá prestando o auxílio técnico a todos que trabalham no setor”.


De acordo com os dados da RedeSIM, a cidade de Cachoeirinha teve um crescimento de 34% na abertura de empresas, entre os anos de 2019 a 2021, sendo 7.861 MEIs (Microempreendedores Individuais) e 1.845 ME (Microempresas), EPP (Empresas de Pequeno Porte) e outros. No primeiro trimestre de 2022, o município teve a abertura de 787 MEIS e 143 ME, EPP e outros.

Jeferson Gorziza, presidente do Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC), falou sobre como o espaço ajudará no desenvolvimento econômico do município: “a Sala do Empreendedor ajudará no desenvolvimento da cidade. As indústrias e empreendedores fomentam o município, eles geram trabalho e renda, girando a economia de Cachoeirinha”. O evento contou com a presença dos vereadores Gelson Braga, Otoniel Gomes, Francisco Belarmino Dias - Major, Mano do Parque e Brinaldo Mesquita, além de secretários municipais, vereadores, outras autoridades e empresários.


61 visualizações0 comentário